Friday, November 23, 2007

 

IX FEIRA DO LIVRO E IV MOSTRA LITERÁRIA


IX FEIRA DO LIVRO E IV MOSTRA LITERÁRIA
"... a língua é vista como um código, ou seja, como um conjunto de signos que se combinam segundo regras, e que é capaz de transmitir uma mensagem, informações de um emissor a um receptor. Esse código deve, portanto, ser dominado pelos falantes para que a comunicação possa ser efetivada." Travaglia (1997:22)
Nossas crianças e adolescentes submersos em imagens e informações que chegam por tv, internet, cinema, noticiários e publicidade, têm uma certa dificuldade - quando apenas restritos a tais meios - em direcionar a atenção para o texto escrito e, em muitos casos, não atingem um grau mínimo de abstração exigido para determinados enunciados.

É preciso que nós professores orientemos nossos educandos para uma abstração maior da linguagem. No entanto, não podemos nos tornar limitadores da capacidade de nossos educandos.

Temos que transforma a maneira de ver e de trabalhar a literatura em sala de aula, de maneira que estes desenvolvam a capacidade de abstrair com mais precisam, o que estão lendo nos textos que lhes são apresentados nas aulas, para que isto ocorra, acreditasse que não devam somente ler mas também escrever sabendo que devem expor seus pensamentos pois estes serão apreciados e respeitados por outras pessoas.

Para tanto, este ano a EMEF Luiz de Oliveira tornou-se uma Editora de livros de nossos próprios alunos, o intuito desta ação pedagógica, foi inserir os educandos no mundo da leitura e da criação literária, de forma que tivessem conhecimento dos variados tipos de textos que compõe a Língua Portuguesa/Literatura e também, tornemsse sabedores de que possuem capacidade literária para produzirem suas próprias obras.

Esta ação foi realizada de 1º ano a 8ª série do Ensino Fundamental assim, todos colaboraram com suas produções literárias fazendo com que o principal objetivo desta ação fosse alcançado: inclusão de alunos no mundo literário.
Patrícia do Nascimento Benfica


1º ANO
UM DIA ESPECIAL
Professoras Camile Becker e Eliane Fagundes







2º ANO
QUEM TEM MEDO DE QUÊ?
Professoras Mª Angélica Nascimento, Vânia Roldão e Tatiana






3º ANO
A ABELHA VIOLINISTA
Professoras Daniela Pinto e Tatiane Mello



A FLOR
Professoras Lizete Bender e Luciane Pontes





4ª SÉRIE

BRINCAR DE RIMAR!
(POESIAS)
Professoras Fabiane Bereta e Lídia Moraes
POESIA – Texto que se caracteriza pelo ritmo que compõe as palavras que são empregadas na narrativa curta de algum fato, apresenta também uma musicalidade nas palavras articuladas pela fala.

Desde cedo os alunos devem estar em contato com a literatura e a leitura. Para que este contato inicial comece de maneira agradável e estimulante, nada melhor do que brincar de rimas. Portanto, as 4ª séries confeccionaram um livro de poesias das turmas onde apresentam produções com temas variados.


O amigo
Se o amigo é importante deve ser o bastante para quererem bem.
Ter um amigo é legal deve ser radical deve ser irado e muito falado.

Janaína Alexandra Zambarda Roglio


PROFESSORA
PROFESSORA VAI ENSINAR
A LER E A SOMAR
APRENDER É IGUAL A SONHAR.
NÃO IMPORTA SE É MATEMÁTICA OU PORTUGUÊS.
O QUE IMPORTA É ESTUDAR
PARA ISSO A PROFESSORA VAI AJUDAR.

Gabriel Batista Machado



5ª SÉRIE
JOGOS BOOLE
Professora Michele Gomes

Por mais sofisticados que sejam os equipamentos atuais a maioria deles não será utilizada daqui a 20 anos. Então, o que é preciso para que as crianças de hoje possam entender o futuro? Elas precisam aprender a pensar. O raciocínio é comum a todas as ciências. Um método que proponha seu desenvolvimento deve se apoiar num elemento de igual grandeza. Este elemento é a lógica. Por isso, desenvolver o raciocínio por meio de histórias lógicas é o objetivo dos Jogos Boole. Eles auxiliam a organizar as informações recebidas, processá-las e estimular o interesse pela descoberta. Criados há mais de dez anos os jogos Boole foram selecionados e apresentados em Congresso na Grécia, em 1988. Atualmente, aceitos em diversas escolas de pedagogos, psico-pedagogos, fonoaudiólogos e educadores em geral.

JOGOS BOOLE – VERMELHO
O médico come biscoito.
Laisa come picolé.
Felipe é carteiro.
Que profissão Rodrigo tem?
Quem come banana?
Quem é professor (a)?
Amanda Radde


6ª SÉRIE

PARA GOSTAR DE LER HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
Professora Fabiane Bereta e Patrícia Benfica

As Histórias em Quadrinhos se caracterizam pela narração de enredos quadro a quadro, utilizando-se de desenho e do discurso direto, uma característica da linguagem falada.

Buscando a conscientização de que a leitura e a escrita são ferramentas importantes no desenvolvemento de seu lado intelectual e de que, são capazes de escrever seus próprios textos, decidiu-se unir o útil ao agradável, informática e produção textual.

Tendo em vista a necessidade latente de incentivá-los a adquirir o gosto pela leitura e o fato de adorarem informática, foi criado um projeto que oportunizou ambas. Assim, os educandos pesquisaram, criaram e confeccionaram suas prórpias HQ's no ambiente informatizado, obtendo no final um Almanaque de Histórias em Quadrinhos.













7ª SÉRIE
DIA-A-DIA DA LEITURA
(CRÔNICAS)
Professoras Fabiane Bereta e Patrícia Benfica

CRÔNICA – Texto que trata dos acontecimentos do dia-a-dia, oferecendo reflexões sobre os mais variados acontecimentos da realidade, misturando o lado humorístico e sentimentalista muitas vezes.

Na adolescência, tudo o que se vê ou ouve torna-se importante para o adolescente. Pensando nisso, resolvemos aproveitar e introduzir aos educandos a crônica.

Através de pesquisas, leitura e criações individuais ou coletivas, os educandos produziram o seu livro de crônicas e uma maquete da crônica escolhida as quais, apresentaram no dia da Mostra Literária na escola.


8ª SÉRIE
DISSERTAÇÕES DA GALERA
Professora Fabiane Bereta





















Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?