Monday, November 26, 2007

 

III CHÁ DA PRIMAVERA

III CHÁ DA PRIMAVERA
Sucesso!!!
É assim que posso definir o III Chá da Primavera, pois mais uma vez a comunidade do Distrito do Magistério se fez parceira comparecendo, formando um grande público e o grupo de professores e funcionários da escola mostrando-se empenhados em ajudar a instituição.
Mas como o sucesso não vem sozinho, não faltou trabalho para os membros e amigos da escola por isto, agradecemos a todos que colaboraram para a realização do evento.
A escolha da III Garota Primavera Luiz de Oliveira, foi um show de beleza e simpatia, todas as meninas que participaram e agardavam ansiosas este desfile estão de parabéns.
Agradecemos a comunidade por fazer deste evento um sucesso pois, quem ganha são os alunos com uma escola cada vez mais integrada na sociedade a qual está inserida e, na aquisição de materiais que vêem auxiliar em uma educação de qualidade, o que é a nossa maior meta.
Contamos com a presença de todos no próximo evento!
GAROTA PRIMAVERA LUIZ DE OLIVEIRA / 2007
INFANTIL
1º LUGAR: HELEN CAROLINE PIMENTEL
2º LUGAR: BIANCA DE ÁVILA ALMADA
3º LUGAR: KETLIN FERNANDA CARDOSO VALASCO
MIRIM
1º LUGAR: THAILA MESQUITA DOS SANTOS
2º LUGAR: ROANA PAIM DA MOTTA
3º LUGAR: KETLIN SANTANA LIMA
JUVENIL
1º LUGAR: VICTÓRIA KATERINE SANTOS DA CRUZ
2º LUGAR: MARIA JÉSSICA SANTOS PAIM
3º LUGAR: JOICE MARIELI VIEIRA
Eliane Cristina Adam

 

PÁSCOA

PÁSCOA, TEMPO DE REFLEXÃO!
A páscoa é mais uma data comemorativa incorporada ao nosso calendário de festividades.
Este ano os alunos das séries finais do ensino fundamental, assistiram filmes relacionados a valores, os alunos de 7ª e 8ª séries foram presenteados com uma palestra histórica sobre a páscoa com o Professor de história Josué, após os alunos tiveram um momento de confraternização.
Os alunos das séries inicias comemoraram a data com festinhas e receberam mimos das professoras.
A intenção da escola ao trabalhar o tema é que, independente de crnça e religião, cada um reflita e viva diariamente um momento de renovação, esperança, amor e fraternidade.
Eliane Cristina Adam

 

I GINCANA DA COLMÉIA

I GINCANA DA COLMÉIA

2007 foi um ano marcante para os alunos da Escola Luiz de Oliveira, e para culminar com chave de ouro, nosso projeto Trânsito pela Paz, desenvolvido pelas professoras Fabiane Bereta e Lídia Moraes com as 4ª séries durante o ano letivo.
A escola inscreveu-se na I Gincana da Colméia a qual, este ano, tinha como tema O Trânsito Municipal que veio a culminar com a Semana de Aniversário do Município. A equipe era formada por alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio.
Os participantes envolveram-se com muita vontade e persistência, que alcançaram o melhor resultado. A equipe “Trânsito pela PAZ!” da EMEF Luiz de Oliveira, foi campeã e além de troféu e medalhas, desfrutou no último dia 05 de dezembro de um passeio ao Itapema Park – Viamão.
Provaram que com garra e união, somos capazes de vencer qualquer obstáculo.
Fabiane Bereta

 

VIDA URGENTE!

VIDA URGENTE!

No mês de julho de 2007, a Professora Fabiane, acompanhou um grupo de oito alunos da 8ª série, ao curso promovido pela ONG Thiago Gonzaga “VIDA URGENTE”, realizada em Balneário Pinhal.

Foi um final de semana muito frio, mas recheado de muito calor humano. Os alunos voltaram do curso muito entusiasmado com o que aprenderam e com os novos amigos conquistados. E ainda, com a proposta de multiplicar o que aprenderam, para assim concluir a carga-horária do curso e obter o diploma, para isto aplicaram uma aula sobre trânsito com as 4ª séries no final de julho, sob a coordenação da Professora Fabiane. Foi um sucesso!

As crianças aprenderam brincando. E, todos ganharam com isso!
Fabiane Bereta

 

RÁDIO - SHOW DA GALERA

RÁDIO
SHOW DA GALERA

Sabendo que os meios de comunicação são os principais veículos de informação na atualidade, e após já termos em nossa escola a concretização do Jornal da Galera, com três publicações neste ano, percebemos que nos faltava um instrumento de comunicação que atingisse mais pessoas em menos tempo.
Por isso, nos ocorreu a idéia de criarmos uma rádio escolar onde alunos, de todas as séries e professores, interagem na programação e facilitou também, as informações que a direção da escola passava a todos.
Com este projeto, introduzimos nossos educandos e professores em um dos maiores veículos de comunicação existentes. Para tanto, tornamo-nos sabedores de tudo o que compõe uma rádio, ou seja, as programações, entrevistas, o que apresentar, que tipo de músicas tocar enfim, fizemos com que todos se envolvessem neste projeto, onde a criação e a imaginação foram fatores primordiais para a realização do mesmo, sendo capaz de exercitar a capacidade crítica de todos, tornando-os cidadãos conscientes de seu papel na sociedade.
Com a rádio, permitiu-se a construção de um pensamento crítico em relação aos acontecimentos cotidianos, de forma que souberam expressar suas opiniões de maneira oral, tendo noção que possuíam um público que escutava sua programação e, que também expressava sua opinião a respeito do que ouviram. Trabalhou-se a cooperatividade do grupo de educandos e educadores envolvidos e, despertou-se a criatividade e o gosto pela comunicação através da rádio.
Fabiane Bereta, Jacqueline Torres e Patrícia Benfica

 

JORNAL DA GALERA

JORNAL DA GALERA


No intuito de inserir os alunos no meio comunicativo de forma que tenham conhecimento dos variados meios de comunicação que possuímos, procurou-se trabalhar estes meios de comunicação de forma que não se tornassem cansativos para os mesmos e acabasse por desestimulá-los.

Assim, resolvemos iniciar esta inserção educativa nos meios de comunicação através do JORNAL DA GALERA, fazendo com que se conscientizassem de que devem se tornar cidadãos críticos, que estão cientes dos acontecimentos mundiais diariamente através da leitura de um bom jornal com, a produção e elaboração de seu próprio jornal escolar.

Desta forma, tornaram-se sabedores de como se organiza um jornal, o que é relevante colocar nas seções, que tipo de seções o seu público quer ter acesso e, principalmente, tiveram noção de que público é este que teve acesso ao meio de comunicação que produziram, a comunidade que estão inseridos.
Fabiane Bereta e Patrícia Benfica

 

VIII AUDITÓRIO CÍVICO

VIII AUDITÓRIO CÍVICO
"CAMPANHA DA FRATERNIDADE"
"POR UMA SOCIEDADE FRATERNA E FELIZ!"

Anualmente realizamos o Auditório Cívico de nossa escola o qual tem por intuito integrar nossa comunidade escolar, em eventos culturais que visam um olhar mais apurado para o nosso país buscando assim, conscientizá-los de que necessitamos mudar nossa maneira de pensar e de agir em relação ao próximo e aos acontecimentos que estão ao nosso redor, para que tenhamos uma sociedade mais justa para com todos que fazem parte dela e, nada mais correto de que iniciarmos este trabalho de criticidade e ajuste social, do que na sociedade em que estamos inseridos.

Neste ano, decidimos trabalhar os temas sociais, abordados pela Campanha da Fraternidade. A partir do tema proposto, reunimos toda a escola para expor as idéias e realizar pesquisas em relação aos temas abordados nas campanhas dos anos anteriores assim, as turmas e professores puderam se dividir para trabalhar em cima do assunto que lhes coube transformando-o em uma bela apresentação que envolvia música, teatro e reflexão.
Além disto, produzimos um DVD de entrevistas com personalidades de nossa comunidade local onde, cada um falava um pouco a respeito dos temas que foram apresentados. As apresentações ocorreram abrangendo os temas desde 1996 ao presente ano os quais, falavam de: PAZ, Política, Educação, Dignidade Humana, População Indígena, Idosos, Drogas, Água, Desemprego,Necessidades Especiais e Amazônia. Nesta gama de temas apresentados, contamos com a participação da EMEI Estrelinha do Mar que abrangeu o tema Fraternidade num todo e, a EMEF Antônio Francisco que trabalhou as necessidades especiais. O fato destas outras entidades educacionais fazerem parte de nosso evento, ocorre pois acreditamos que esta parceria só traz benefícios para nossa comunidade.
Assim, as apresentações abrangeram a dança, o teatro, o apelo pro uma visão mais realista e diferenciada da sociedade em que estamos vivendo, procurando conscientizá-los de que devemos mudar nossas atitudes para que nossa sociedade mude também e que assim, o mundo se torne melhor para todos.
Patrícia do Nascimento Benfica

Friday, November 23, 2007

 

IX FEIRA DO LIVRO E IV MOSTRA LITERÁRIA


IX FEIRA DO LIVRO E IV MOSTRA LITERÁRIA
"... a língua é vista como um código, ou seja, como um conjunto de signos que se combinam segundo regras, e que é capaz de transmitir uma mensagem, informações de um emissor a um receptor. Esse código deve, portanto, ser dominado pelos falantes para que a comunicação possa ser efetivada." Travaglia (1997:22)
Nossas crianças e adolescentes submersos em imagens e informações que chegam por tv, internet, cinema, noticiários e publicidade, têm uma certa dificuldade - quando apenas restritos a tais meios - em direcionar a atenção para o texto escrito e, em muitos casos, não atingem um grau mínimo de abstração exigido para determinados enunciados.

É preciso que nós professores orientemos nossos educandos para uma abstração maior da linguagem. No entanto, não podemos nos tornar limitadores da capacidade de nossos educandos.

Temos que transforma a maneira de ver e de trabalhar a literatura em sala de aula, de maneira que estes desenvolvam a capacidade de abstrair com mais precisam, o que estão lendo nos textos que lhes são apresentados nas aulas, para que isto ocorra, acreditasse que não devam somente ler mas também escrever sabendo que devem expor seus pensamentos pois estes serão apreciados e respeitados por outras pessoas.

Para tanto, este ano a EMEF Luiz de Oliveira tornou-se uma Editora de livros de nossos próprios alunos, o intuito desta ação pedagógica, foi inserir os educandos no mundo da leitura e da criação literária, de forma que tivessem conhecimento dos variados tipos de textos que compõe a Língua Portuguesa/Literatura e também, tornemsse sabedores de que possuem capacidade literária para produzirem suas próprias obras.

Esta ação foi realizada de 1º ano a 8ª série do Ensino Fundamental assim, todos colaboraram com suas produções literárias fazendo com que o principal objetivo desta ação fosse alcançado: inclusão de alunos no mundo literário.
Patrícia do Nascimento Benfica


1º ANO
UM DIA ESPECIAL
Professoras Camile Becker e Eliane Fagundes







2º ANO
QUEM TEM MEDO DE QUÊ?
Professoras Mª Angélica Nascimento, Vânia Roldão e Tatiana






3º ANO
A ABELHA VIOLINISTA
Professoras Daniela Pinto e Tatiane Mello



A FLOR
Professoras Lizete Bender e Luciane Pontes





4ª SÉRIE

BRINCAR DE RIMAR!
(POESIAS)
Professoras Fabiane Bereta e Lídia Moraes
POESIA – Texto que se caracteriza pelo ritmo que compõe as palavras que são empregadas na narrativa curta de algum fato, apresenta também uma musicalidade nas palavras articuladas pela fala.

Desde cedo os alunos devem estar em contato com a literatura e a leitura. Para que este contato inicial comece de maneira agradável e estimulante, nada melhor do que brincar de rimas. Portanto, as 4ª séries confeccionaram um livro de poesias das turmas onde apresentam produções com temas variados.


O amigo
Se o amigo é importante deve ser o bastante para quererem bem.
Ter um amigo é legal deve ser radical deve ser irado e muito falado.

Janaína Alexandra Zambarda Roglio


PROFESSORA
PROFESSORA VAI ENSINAR
A LER E A SOMAR
APRENDER É IGUAL A SONHAR.
NÃO IMPORTA SE É MATEMÁTICA OU PORTUGUÊS.
O QUE IMPORTA É ESTUDAR
PARA ISSO A PROFESSORA VAI AJUDAR.

Gabriel Batista Machado



5ª SÉRIE
JOGOS BOOLE
Professora Michele Gomes

Por mais sofisticados que sejam os equipamentos atuais a maioria deles não será utilizada daqui a 20 anos. Então, o que é preciso para que as crianças de hoje possam entender o futuro? Elas precisam aprender a pensar. O raciocínio é comum a todas as ciências. Um método que proponha seu desenvolvimento deve se apoiar num elemento de igual grandeza. Este elemento é a lógica. Por isso, desenvolver o raciocínio por meio de histórias lógicas é o objetivo dos Jogos Boole. Eles auxiliam a organizar as informações recebidas, processá-las e estimular o interesse pela descoberta. Criados há mais de dez anos os jogos Boole foram selecionados e apresentados em Congresso na Grécia, em 1988. Atualmente, aceitos em diversas escolas de pedagogos, psico-pedagogos, fonoaudiólogos e educadores em geral.

JOGOS BOOLE – VERMELHO
O médico come biscoito.
Laisa come picolé.
Felipe é carteiro.
Que profissão Rodrigo tem?
Quem come banana?
Quem é professor (a)?
Amanda Radde


6ª SÉRIE

PARA GOSTAR DE LER HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
Professora Fabiane Bereta e Patrícia Benfica

As Histórias em Quadrinhos se caracterizam pela narração de enredos quadro a quadro, utilizando-se de desenho e do discurso direto, uma característica da linguagem falada.

Buscando a conscientização de que a leitura e a escrita são ferramentas importantes no desenvolvemento de seu lado intelectual e de que, são capazes de escrever seus próprios textos, decidiu-se unir o útil ao agradável, informática e produção textual.

Tendo em vista a necessidade latente de incentivá-los a adquirir o gosto pela leitura e o fato de adorarem informática, foi criado um projeto que oportunizou ambas. Assim, os educandos pesquisaram, criaram e confeccionaram suas prórpias HQ's no ambiente informatizado, obtendo no final um Almanaque de Histórias em Quadrinhos.













7ª SÉRIE
DIA-A-DIA DA LEITURA
(CRÔNICAS)
Professoras Fabiane Bereta e Patrícia Benfica

CRÔNICA – Texto que trata dos acontecimentos do dia-a-dia, oferecendo reflexões sobre os mais variados acontecimentos da realidade, misturando o lado humorístico e sentimentalista muitas vezes.

Na adolescência, tudo o que se vê ou ouve torna-se importante para o adolescente. Pensando nisso, resolvemos aproveitar e introduzir aos educandos a crônica.

Através de pesquisas, leitura e criações individuais ou coletivas, os educandos produziram o seu livro de crônicas e uma maquete da crônica escolhida as quais, apresentaram no dia da Mostra Literária na escola.


8ª SÉRIE
DISSERTAÇÕES DA GALERA
Professora Fabiane Bereta





















This page is powered by Blogger. Isn't yours?